Como escolher um condomínio para morar

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Consórcio Canopus é usado para a compra de imóvel em condomínio

Casal visita o condomínio onde fica o imóvel comprado por meio do Consórcio Canopus

Quem sonha em comprar o imóvel próprio deve levar em conta uma série de fatores antes de fechar o negócio. Você sabe o que avaliar ao escolher um condomínio?

O Consórcio Canopus vai ajudá-lo nesta escolha. Além de decidir sobre casa ou apartamento, valor de mercado e localização, é necessário avaliar como você fará a compra deste imóvel.

Neste ponto, o Consórcio Canopus tem pra você a cota de consórcio ideal. Recorrer a um consórcio é uma opção prática e muito vantajosa para fazer aquisições no mercado imobiliário.

Condomínio ideal

Além de um imóvel com cômodos bem distribuídos na planta, estrutura e aparência em perfeitas condições, é muito importante levar em conta o perfil do condomínio do qual ele faz parte.

Isso porque a utilização das áreas comuns e as regras de condomínio são definidas de acordo com o estilo e as necessidades dos moradores. Caso o perfil dos condôminos seja muito distinto, isso pode gerar desavenças, fazendo toda a diferença na sua qualidade de vida e na da sua família.

Especialistas recomendam que se gaste no máximo 30% da renda com aluguel ou com a compra do imóvel. O ideal é que essa faixa fique nos 25%. Lembre-se da taxa condominial, também.

Confira:

  1. O que você busca em um condomínio?

Aos procurar um condomínio, tenha em mente quais são as suas prioridades, saiba exatamente aquilo que você não dispensará. Quando você define suas prioridades, fica mais fácil fazer escolhas difíceis na hora de selecionar os locais. Não abra mão da sua qualidade de vida e da sua família.

2) Verifique a convenção do condomínio

Lembre-se de pedir uma cópia da convenção do condomínio. Esse documento reúne as regras de convivência, bem como alguns artigos de lei a serem obedecidos. A convenção deve ser cumprida, por isso antes de pensar na compra do imóvel você precisa estar ciente de cada detalhe ao qual você vai se comprometer.

3) Avalie a infraestrutura do condomínio

Ao visitar um apartamento ou casa, analise toda infraestrutura do condomínio, desde fachadas a áreas comuns. Verifique a existência de reformas por fazer, rachaduras, mofos e infiltração. As áreas comuns do prédio devem apresentar uma estrutura adequada tanto quanto o imóvel que você escolheu.

4) Custo-benefício

Gostou do condomínio? Verifique as taxas para saber se estão dentro do seu orçamento. Mas tente fazer uma avaliação dos valores em relação às despesas e benefícios que o condomínio possui. Por exemplo: se oferece porteiro 24h; a quantidade de empregados para limpeza; se há câmeras e todo um sistema de segurança instalado; áreas de lazer com playground para crianças, jardins ou piscina. Todos esses benefícios demandam manutenção, portanto agregam o valor e elevam o custo do condomínio. Tudo isso deve ser levados em consideração. Peça um demonstrativo de pelo menos 6 meses das taxas condominiais, para saber o que mais causa impacto nos custos.

5) Tente conhecer seus vizinhos

Durante a procura do imóvel, vá até o local, converse com os moradores, saiba como é o convívio entre eles. Afinal, ninguém deseja morar em um condomínio onde os vizinhos não se respeitam, ou colaboram para o bem comum. Busque saber se o condomínio aceita animais de estimação, se há muitas crianças e se as pessoas são mais interativas ou reservadas. Converse muito com o síndico, com moradores, com o administrador, até com o porteiro.

6) Localização

A localização do condomínio é muito importante. Lugares muito afastados do comércio e com pouca iluminação na rua podem perder um pouco de sua valorização. Pesquise muito. Faça um exercício de imaginação, também, sobre se a área será valorizada. Há bons vizinhos? Há comércio na região? Há outros condomínios próximos? Há grandes obras previstas na região? Qual é o fluxo de pessoas e carros durante o dia e à noite?

7) Segurança

A segurança dentro do condomínio também é importante. Observe se o local possui sistema de vigilância com câmeras e se estão em pleno funcionamento. Verifique como funciona a entrada para visitantes.

8) Acessibilidade do bairro

Encontrou o imóvel no condomínio perfeito? Lembre-se, no entanto, de verificar quantas saídas o bairro tem para as demais localidades. Assim, você evita dores de cabeça na hora de sair para trabalhar, por exemplo. Para ajudar, faça um tour de casa para o trabalho ou mesmo para os locais onde você mais frequenta e perceba a fluidez do trajeto.

9) Situação do terreno

Enchentes, deslizamentos… Um aspecto importante ao escolher um condomínio é verificar a situação do terreno. Conheça mais sobre o histórico da região onde se encontra o imóvel. Saiba se houve enchentes nas proximidades e como funciona o sistema de esgoto. Se informe também sobre coleta seletiva de lixo e outras ações que contribuam para o meio ambiente. Isso auxilia na valorização do imóvel.

Reconhecendo esses itens, você tirará as principais dúvidas a respeito do tema. Desse jeito, poderá aproveitar todos os benefícios de viver em um condomínio.

Saiba mais sobre o Consórcio de Imóveis Canopus.

 

 

 

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.