Disparada dos juros: consórcio é alternativa para fugir dos altos preços

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

A disparada dos juros neste ano de 2022 fez com que muitas pessoas repensassem seus sonhos, como um carro ou até mesmo uma casa. Porém, para quem investe em consórcio esse aumento pouco influenciou no caminho para alcançar suas metas.

Isso porque o consórcio sempre foi a principal alternativa para fugir das altas taxas de juros praticadas pelos bancos. Só para você ter uma ideia, os juros do financiamento de veículos saltaram de 6,7% para 9,4% entre maio de 2021 e janeiro de 2022.

Confira com a gente neste post porque o consórcio é a melhor alternativa para fugir dos altos preços. Uma ótima leitura!

Disparada dos juros ou reajustes do consórcio?

As duas modalidades até podem levar ao mesmo objetivo, mas o consórcio é muito mais vantajoso do que o financiamento. O valor do financiamento tem sua base nos juros do banco. Neste sentido, quanto maior os juros, maior será o montante pago no final pelo empréstimo concedido.

Entretanto, no consórcio é bem diferente. Isso porque nesta modalidade não tem juros. A administradora de consórcio cobra apenas uma taxa de administração, com valor estipulado e que é diluído nas prestações. Além disso, quando o valor da parcela sobe, tem um motivo importante.

Durante o período que o consórcio acontece, o bem sofre variação no preço, exigindo reajuste nas parcelas para não defasar a carta de crédito. Caso contrário, o cotista seria contemplado e ainda não teria dinheiro suficiente para comprar o bem.

Qual você prefere: burocracia ou agilidade?

Outra vantagem do consórcio perante o financiamento está na burocracia para conseguir comprar o bem. Isso acontece por um simples motivo que vamos explicar agora! O financiamento nada mais é do que o banco te emprestando dinheiro.

Então, para fazer isso, a instituição vai pedir uma série de documentos e comprovações de que você conseguirá pagar a parcela. Assim, o banco terá uma segurança maior para empresar o dinheiro, mas se você não pagar, algo servirá como garantida. Na maioria dos casos, o próprio bem serve como proteção.

Enquanto isso, o consórcio é menos burocrático. No caso, não há ninguém emprestando dinheiro, mas sim um grupo de pessoas se autofinanciando para comprar o bem. Para entrar são necessários os documentos de sempre. Isso torna o processo mais ágil para o cotista, tanto para entrar no grupo como para ser contemplado.

Qual a melhor opção?

Ao colocar os gastos na ponta do lápis irá perceber que o consórcio se torna a melhor opção. Principalmente, se a compra estiver sendo planejada há tempos e não é nada por impulso. Está opção de investimento trabalha com a educação financeira da pessoa. Para você avaliar melhor, confira esses dados:

  • Financiamento tem mais gasto com documentação;
  • Consórcio tem um menor custo total por não ter juros;
  • Consórcio é mais flexível para usar o crédito;
  • Financiamento é mais burocrático.

Escolha pelo consórcio!

A disparada dos juros sempre existirá na economia, o que afeta a realização do seu sonho. No consórcio não há esta interferência e o valor pago no total é bem menor. Por isso, escolha pelo consórcio!

A Canopus tem vários grupos de segmentos como motos, automóveis, serviços, veículos pesados e imóveis. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais.

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.