O que a economia colaborativa e o consórcio têm em comum?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

economia colaborativa

No mercado moderno, é comum escutarmos falar em conceitos diferentes, como economia sustentável, produção enxuta, comércio eletrônico e assim por diante.

Outro conceito inovador e realmente revolucionário é o da economia colaborativa. Você sabe o que ela significa?

Leia o post e veja o que existe em comum entre a economia colaborativa e o consórcio!

O que é economia colaborativa

As crises financeiras e as crises ambientais geraram diversos problemas que só podem ser solucionados através da cooperação entre todos, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas. Existe a necessidade de aproveitar os recursos disponíveis de uma forma inteligente que satisfaça o maior número possível de pessoas ao mesmo tempo.

Quando as pessoas que têm objetivos comuns, que visam os mesmos interesses, unem-se para alcançá-los, é possível compartilhar esses recursos de forma mais equilibrada e justa.

Cria-se um verdadeiro ecossistema econômico e social que dá ênfase principalmente aos interesses de toda uma coletividade e não somente de um indivíduo.

Isso é o que se chama de economia colaborativa.

O consórcio e a economia colaborativa

Fica bem evidente que o consórcio integra aquele conceito, sendo uma forma de economia colaborativa.

Por que? Porque no consórcio muitas pessoas se reúnem e formam um grupo de consorciados para alcançar seus objetivos através do compartilhamento de recursos.

Para que o sistema funcione, é necessário que cada consorciado pague pontualmente suas parcelas. O dinheiro de todos permite que cada um torne seu sonho em realidade (comprando um bem ou contratando um serviço). E a afirmação inversa também é válida, ou seja, o dinheiro de cada um permite que todos realizem seus sonhos.

Esta é a essência do consórcio e é também a essência da economia colaborativa: somente trabalhando juntos, compartilhando, é possível vencer as crises e aproveitar melhor os recursos (representados pelo dinheiro, pelo meio ambiente, pelas pessoas).

As vantagens e características do consórcio e da economia colaborativa

Veja agora as vantagens e características que o consórcio e a economia colaborativa apresentam entre si.

Redução de custos

Quando se unem para atingir um objetivo, comprar um determinado bem, o dinheiro é compartilhado entre todos.

Por exemplo, digamos que você seja sorteado em um consórcio de imóveis e receba sua carta de crédito. Você ainda não tem o dinheiro total para comprar esse imóvel à vista, mas é exatamente isso que vai fazer. Os outros consorciados completaram o valor para você comprar sua casa ou seu apartamento. Da mesma forma, você compartilha seu dinheiro para que outros comprem seu bem.

Consumo consciente

Ao invés de um consumismo desenfreado, ao participar de um consórcio e aderir à economia colaborativa, você consome conscientemente, ou seja, planeja-se para comprar seu bem, sem ficar assumindo compromissos acima de suas possibilidades, contraindo dívidas absurdas e prejudicando outras pessoas (especialmente, os credores).

Você desenvolve o hábito de poupar e disciplina-se, reservando sempre uma parte de sua renda para a aquisição de seu bem.

Colaboração

Tanto no consórcio quanto na economia colaborativa, é preciso pensar no grupo. Se você não paga, prejudica seu companheiro. Se ele não paga, prejudica você.

Forçosamente, você sente na pele a necessidade de aplicar a regra máxima da solidariedade: “Não faça aos outros o que você não quer que os outros façam a você”.

O senso de responsabilidade e o valor da cooperação são, portanto, postos à prova.

Já havia pensado sobre isso? O que pensa sobre a economia colaborativa? Acredita que ela realmente pode ajudar na conquista dos sonhos? Faça seu comentário nos espaços seguintes!

 

 

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.