Quais são os processos para a reativação de cota?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

reativação de cota

A inadimplência é um problema grave quando se fala em consórcios. Se a maioria dos participantes não realizar o pagamento das parcelas, então o sorteio de contemplação e a finalização do grupo se tornam impossíveis.

É por isso que as administradoras estabelecem parâmetros para os inadimplentes, inclusive com a exclusão ou desativação da cota. Quando dois pagamentos ficam em aberto por parte de um não contemplado, a suspensão acontece de maneira automática.

Para reverter esse quadro é preciso fazer a reativação de cota. Para descobrir como agir, veja quais são os procedimentos exigidos.

Verifique se o prazo permite a reativação

Antes de tentar partir para a reativação, é importante compreender que há um prazo definido para que o processo possa ocorrer. Isso varia para cada administradora, mas, em geral, há um limite de 12 meses antes do encerramento do grupo.

Isso é importante para garantir que todos serão contemplados e para evitar problemas e dores de cabeça justamente no final dessa etapa.

Para ter certeza do prazo, verifique junto ao contrato que você assinou para efetivar a participação. Assim, dá para saber se essa é uma possibilidade.

Analise quais são os valores que precisarão ser quitados

Caso seja viável, é necessário avaliar qual é a quantia exigida para a reativação de cota. Além da quantia previamente devida, pode acontecer de ter havido um acúmulo quanto às parcelas.

Quem tiver deixado a cota ficar desativada por três meses, por exemplo, provavelmente terá que pagar o valor atrasado, as multas e juros e as três prestações que já foram quitadas pelo grupo.

É importante analisar esse montante para ter uma ideia do que virá, mas é fundamental não esperar demais para que não haja um acúmulo ainda maior.

Inclua a quantia em seu orçamento

Na sequência, você deve fazer um planejamento financeiro antes mesmo de conseguir a reativação de cota. Identifique o impacto do pagamento desses valores no orçamento e verifique o que, de fato, é confortável.

Como essa quantia onera as parcelas do consórcio, é conveniente até pensar em diminuir o valor da carta de crédito. Isso evitará novos atrasos e garantirá um melhor equilíbrio nas suas contas.

Ter essa postura de planejamento, portanto, é fundamental para prevenir que a situação se torne recorrente.

Ligue para o setor de reativação de cotas

Com tudo isso pronto, é o momento de ligar para a administradora. Em geral, as empresas têm um setor exclusivamente dedicado à reativação, facilitando o trato sobre esse assunto.

Em primeiro lugar, será verificado se há vagas disponíveis para a sua participação no grupo. Se a resposta for afirmativa, haverá o repasse dos valores devidos. Em geral, a administradora já oferece a melhor condição, mas, se não ocorrer, pode ser viável negociar.

Ao chegar a um acordo, ficarão especificadas as condições e o prazo de pagamento. Uma vez que a primeira quitação seja confirmada, a sua participação estará garantida. Assim, seus direitos são restabelecidos, como os de contemplação e de oferecer lances.

Seguindo esses passos, é possível concluir a reativação de cota com sucesso. Como resultado, você poderá voltar a adquirir o bem ou o serviço desejado, sem perder o que já foi investido.

Nos comentários, conte se já passou por esse processo ou se ainda tem alguma questão quanto a isso.

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.