Carros SUV: ele se encaixa no seu estilo de vida?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

SUV podem ser comprados pelo consórcio

Jeep, um dos SUV mais vendidos do Brasil, pode ser adquirido por meio do Consórcio Canopus

Os utilitários esportivos, mais conhecidos como SUV, do inglês, “Sport Utility Vehicle”, caíram no gosto dos brasileiros. Seguindo uma tendência mundial, as vendas nesse segmento vêm crescendo anualmente. Com uma ampla gama de modelos, a oferta é grande e, em 2018, a cada quatro veículos vendidos no Brasil, um era SUV.

Cada vez mais popular e desejado, os utilitários esportivos são os “queridinhos” da vez em todo o mundo. O SUV é um modelo com aptidões fora de estrada, mas com conforto de veículo de passeio. Segundo a consultoria automotiva Focus2Move, esses modelos representam quase 35% dos emplacamentos em todo o planeta, com 32,1 milhões de unidades comercializadas em 2018.

Aqui no Brasil, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), dos 2.470.653 automóveis e comerciais leves emplacados em 2018, 512.352 foram SUVs. Isso corresponde a 20,73% do mercado.

E as novidades no segmento não param. Diversas marcas investem em utilitários esportivos. Recentemente, a Volkswagen lançou o T-Cross, o seu SUV. Também este ano, a Renault lançará a nova geração do Duster. A Caoa Chery lançou o Tiggo 7. Chegam também o Honda HR-V Touring e um modelo da Toyota. E a Chevrolet prepara o lançamento do sucessor do Tracker.

Confira alguns dos modelos:

  • Jeep Compass
  • Hyundai Creta
  • Honda HR-V
  • Nissan Kicks
  • Jeep Renegade
  • Ford EcoSport
  • Renault Captur
  • Chevrolet Tracker
  • Renault Duster
  • Honda WR-V
  • Volkswagen T-Cross
  • Caoa Chery Tiggo 7
  • Porsche Cayenne Turbo
  • Audi Q7
  • JAC T40 1.5
  • Chery Tiggo 2

Tem para todos os gostos: SUVs compactos, médios e grandes. Afinal, o carro da moda é o SUV. Mas antes de investir em um modelo do tipo, é preciso avaliar quais são as suas necessidades e verificar as vantagens e desvantagens de um utilitário esportivo.

Para te ajudar a decidir, reunimos aqui algumas informações importantes.

 SUV: Vantagens e desvantagens

– Avalie se o tamanho de um utilitário e suas capacidades para uso no fora-de-estrada são essenciais para você.

– A maioria dos utilitários tem apenas cinco lugares, mesma capacidade de qualquer hatch, sedã ou perua. Se sua família é pequena e você não precisa de mais de cinco lugares, qual a necessidade de possuir um SUV? Você quer por necessidade ou porque está na moda?

– Os SUVs privilegiam o espaço para os ocupantes.

– A versatilidade dos utilitários é o que mais se destaca nesses carros: fortes, sobem e descem ladeiras de asfalto, areia, terra ou até lama com boa disposição e contam com diversos itens como controle de tração, freios com auxilio ABS e EBD, controle de estabilidade e, no quesito segurança, os airbags estão espalhados por boa parte do carro como nas colunas laterais e cortinas.

– Ampla variedade de modelos e preços. Existem modelos a partir de R$60 mil.

– Saiba que os SUVs têm manutenções mais caras que outro veículo de passeio comum. Estes modelos grandes, contam com pneus maiores e mais caros. Além disso, por ser um veículo pesado, freios e suspensões também são maiores e mais robustos, o que encarece o reparo. Além da manutenção, é preciso pesquisar sobre o seguro, que também é mais caro.

E os gastos do SUV?

– E por falar em gastos, já pensou no consumo de combustível? O SUV tem duas características que são inimigas da eficiência no consumo: peso alto e aerodinâmica ruim. Quanto mais peso, mais força o motor precisa fazer para tirar o veículo da inércia. Quanto pior a aerodinâmica, mais força o motor precisa fazer para vencer a resistência do ar. Isso se reflete em um consumo maior de combustível.

– Ter um SUV no dia a dia pode ser bem cansativo. Como trata-se de um veículo maior, pense na dificuldade em estacionar em vagas de garagem de condomínios, shoppings e mercados. Além disso, algumas avenidas estreitas tornam ainda a disputa de espaço em algo estressante.

– Você costuma andar na terra? Não? Então porque ter um carro com peças pesadas e sistemas que nunca serão usados.

– Por outro lado, a os SUVs são bastante versáteis. É possível comprar modelos com tração nas quatro rodas (4×4) ou apenas duas (4×2). Mas se você curte fazer trilhas mais pesadas, deve procurar jipes ao invés de um SUV.

Analisou e já decidiu comprar um SUV? Que tal fazer um consórcio? Converse com o Consórcio Canopus!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.