Como obter crédito de maneira mais vantajosa?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

obter crédito

Nem sempre é possível, para o consumidor brasileiro, fazer suas aquisições à vista. Por essa razão, ele precisa recorrer ao crédito a fim de fazer uma compra parcelada, ou seja, ele precisa ser aprovado em um financiamento.

Em outros momentos, ele não tem um total de dinheiro disponível e, para consegui-lo, necessita de crédito, ou seja, precisa fazer um empréstimo em uma instituição financeira.

Veja algumas maneiras de obter crédito de maneira vantajosa! Assim, quando for necessário, procure a melhor solução:

Analise as outras possibilidades e depois analise as linhas de crédito

É importante, antes de obter crédito, analisar quais são as linhas de crédito e também se é possível resolver o problema sem ter que recorrer a elas.

Talvez, fazendo economia, você consiga solucionar suas pendências sem a necessidade de contrair mais dividas. Talvez consiga entrar em um acordo mais favorável com seus credores. Poderá, também, adiar a compra de um determinado bem para outra ocasião. Ou, quem sabe, fazer um consórcio não é uma boa opção para adquirir seu imóvel ou seu veículo sem recorrer a empréstimos ou financiamentos?

Vamos considerar 3 linhas de crédito que poderão te ajudar, caso você se veja na necessidade de recorrer a elas:

  • Crédito consignado;
  • Refinanciamento de imóvel;
  • Crédito pessoal.

Como obter crédito através do crédito consignado

O crédito consignado é aquele em que as parcelas são descontadas automaticamente da conta do cliente ou de sua folha de pagamento.

Muitas empresas privadas grandes oferecem essa linha de crédito para seus funcionários. Empresas menores nem sempre oferecem. Aposentados e pensionistas podem utilizar essa linha sempre que precisarem.

É uma das formas mais recomendadas pelos especialistas para obter crédito, pois envolve taxas de juros mais baixas. Como o desconto das parcelas é automático, os bancos não correm tanto risco de perder o dinheiro e, por isso, podem cobrar juros menores.

De qualquer modo, é importante consultar o CET, o custo efetivo total do empréstimo, pois outras taxas podem ser embutidas. Vale a pena comparar, ainda, o CET entre diferentes bancos para escolher o empréstimo que seja realmente mais vantajoso.

O refinanciamento de imóvel como alternativa para quem precisa de muito dinheiro

Apesar de envolver um risco alto, essa linha permite obter crédito a juros ainda menores que os do crédito consignado. Isso porque o banco que vai fazer o empréstimo recebe como garantia o próprio imóvel do cliente, ou seja, se o cliente não pagar a dívida, poderá perder o imóvel para o a instituição credora.

O prazo para pagamento pode durar até 20 anos e os valores emprestados podem ultrapassar a casa dos milhões.

Apesar de juros mais baixos, essa linha de crédito envolve custos adicionais, como registro da operação em cartório. É o que se chama de alienação fiduciária. Portanto, consulte o CET antes de obter crédito através de refinanciamento de imóvel.

Outra opção é o crédito pessoal

O crédito pessoal tem sido muito usado como uma forma de obter crédito principalmente por autônomos. No entanto, possui taxas de juros mais altas.

Atualmente, alguns sites têm oferecido crédito pessoal a taxas menores, pois não têm custos de manutenção com agências físicas e são mais seletivos na concessão de crédito, correndo riscos menores. Geralmente, esses sites são parceiros de bancos de pequeno e médio porte.

Em alguns casos, os sites podem cobrar taxas administrativas — por isso, consulte o CET.

A antecipação da restituição do imposto de renda é uma forma de crédito pessoal com taxas inferiores de juros. O pagamento da dívida é debitado do cliente em sua conta quando for depositada a restituição do IR.

Da mesma forma, é possível antecipar o 13º salário a juros menores.

E você, já aproveitou alguma daquelas linhas para obter crédito de maneira vantajosa? O que pensa sobre a ideia? Deixe seu comentário!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.