Conheça o papel de uma administradora de consórcio

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

O sistema de consórcio popularizou-se bastante no Brasil, sendo uma das opções de crédito mais usadas para comprar veículos, imóveis, equipamentos eletrônicos, móveis e outras coisas.

A administradora de consórcio é a empresa responsável por organizar a gerenciar o consórcio conforme determina a regulamentação do Banco Central.

Conheça mais sobre o que faz uma administradora de consórcio!

O que é a administradora de consórcio

A administradora de consórcio é uma pessoa jurídica que presta serviços e cujo objeto social principal (atividade mais importante) é administrar grupos de consórcio.

A administradora de consórcio é constituída sob a forma de sociedade limitada ou sociedade anônima.

Pelo seu trabalho de gerenciamento, a administradora de consórcio recebe a remuneração conhecida como taxa administrativa, que corresponde a um percentual sobre o valor do bem ofertado e também é dividido pelo prazo de duração do consórcio.

As obrigações perante a lei

Para exercer as funções de uma administradora de consórcio, a empresa precisa cumprir certos requisitos e estar autorizada pelo Banco Central, órgão regulamentado do sistema de consórcio.

Para ter certeza que a administradora de consórcio atua de forma legal, isto é, é autorizada, basta acessar a página “Encontre uma Instituição” no site do Banco Central.

De acordo com a Lei nº 11.795 (lei do consórcio), no contrato de adesão, a administradora de consórcio deve aparecer como gestora dos negócios do grupo, sendo responsável por seus interesses e direitos.

Ela precisa cumprir todas as normas e leis, como efetuar auditorias independentes, enviar ao BCB balancetes e balanços do grupo e da própria administradora, publicar a cada 6 meses as demonstrações financeiras.

Organizando tudo

A administradora de consórcio começa seu trabalho antes mesmo de iniciar as atividades do grupo.

Ela deve definir as características do negócio e analisar sua viabilidade econômico-financeira, levando em conta o prazo, a quantidade de cotistas, os valores de todas as cartas de crédito disponíveis, a frequência e as regras para sorteios e lances e a quantidade de contemplações em cada um, condições pra utilização do credito e outras coisas.

A responsabilidade financeira da administradora de consórcio

É a administradora de consórcio que cuida do dinheiro dos consorciados. Esse dinheiro constitui o fundo comum ou a poupança do grupo.

Para gerenciar o grupo financeiramente, a administradora estabelece normas (todas dispostas no contrato de adesão) e assegura que elas sejam cumpridas, fiscalizando as ações dos consorciados e certificando-se de que todos estão pagando suas mensalidades em dia.

A compra através de consórcio equivale a uma compra à vista. Com a carta de crédito nas mãos, o consorciado pode escolher o bem que deseja e a administradora de consórcio faz o depósito do valor integral na conta do vendedor.

Enfim, ela cuida da aplicação financeira do dinheiro, cuidando para os valores se mantenham atualizados (reajustes da carta de crédito), depositando dinheiro em conta-poupança quando o contemplado não uso logo sua carta, efetuando o pagamento dos bens comprados, vendendo cotas, devolvendo dinheiro a desistentes e assim por diante.

As ações da administradora no decorrer, no fim e depois do consórcio

Durante o andamento do consórcio, a administradora de consórcio efetua as assembleias gerais ordinárias (AGO) e as extraordinárias (AGE) quando necessário, cuida dos inadimplentes, interage com os consorciados, aplica penalidades quando preciso (multas, exclusões).

Depois da última AGO, a administradora de consórcio tem um prazo de 60 dias para passar informações aos consorciados sobre alguns assuntos, como resto do fundo comum e fundo de reserva, que será dividido entre eles e sobre o resgate de dinheiro em conta-poupança para aqueles que não usaram a carta de crédito.

Depois do encerramento das atividades, a administradora continua gerenciando valores que não foram procurados, que foram pagos atrasados e até ações judiciais contra inadimplentes.

Entende agora as responsabilidades de uma administradora de consórcio? Já conhecia algumas delas? Faça seu comentário e enriqueça o post!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.