Conheça seu “eu financeiro” e tome as rédeas da sua vida e do seu dinheiro

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

É fato que a pandemia do coronavírus afetou a vida de todo mundo, principalmente daqueles que não têm consciência do seu “eu financeiro” – investidor, equilibrado financeiramente ou endividado).

Milhões de brasileiros, entre empresários e empregados, precisaram se readequar para garantir uma renda no fim do mês. Este é um período em que certamente é possível perceber o quanto é necessário e importante ter uma reserva financeira. Ninguém poderia imaginar que hoje o mundo inteiro passaria por esse estado de calamidade.

Frente a tudo isso, a Educação Financeira, um meio das pessoas serem conscientes financeiramente, é uma boa aliada para te ajudar agora e após a COVID-19.

Seu Eu Financeiro

O sucesso financeiro não depende do quanto se ganha, mas sim da forma como lidamos com os rendimentos. As ações e escolhas que fazemos determinam o nosso “eu financeiro”.

É importante que se tome as rédeas de sua vida financeira e resista à tendência ao imediatismo. Para isso, é necessário tratar a saúde financeira como as demais saúdes. Se tiver a percepção de um desequilíbrio, faça um diagnóstico, impedindo que o mesmo evolua para um quadro mais grave.

Em um segundo momento, é essencial que seu “eu financeiro” conheça o caminho de seu dinheiro. Ou seja, no que ele está sendo gasto, para que se perceba os acertos e erros relacionados ao tema. Não tema a sua verdade financeira. Ao se enganar, você  compromete todo o processo de mudança de comportamento com relação ao dinheiro.

A partir daí, é necessário buscar o equilíbrio do “eu financeiro”. Um aspecto primordial é o compartilhamento de sua experiência com todos os envolvidos, para que juntos sigam o mesmo caminho. Disso, se estabelecerá a necessidade de corte de pequenas despesas, identificando o real padrão de vida e estabelecendo a necessidade do consumo consciente.

Para administrar corretamente o seu dinheiro, é fundamental que seja realista. Muitas vezes, é necessário, até mesmo, que reavalie o seu trabalho ou suas fontes de renda para buscar uma readequação. Mas o mais importante é sempre se preparar para o futuro, estabelecendo os sonhos que deverão ser atingidos, dentro de sua real situação financeira.

Dicas de Educação Financeira:

Ganhos e gastos

Além de você ter em mente o quanto ganha e o quanto gasta, você precisa saber exatamente com o que você gasta. Essas três perguntas vão te ajudar a ter consciência se o que planeja comprar realmente é algo essencial e necessário.

Planejamento e organização

Descubra o seu “eu financeiro”, ou seja, qual a sua real situação financeira (investidor, equilibrado financeiramente ou endividado) para conseguir fazer planos e melhorar o quadro. Para isso, anote em um caderno todas as despesas que teve no mês e, assim, conseguirá enxergar para onde foi cada centavo do seu dinheiro.

Realização de sonhos

Todo mundo tem um sonho, seja ele um bem material ou não. A questão é a maneira como você está buscando esse sonho, o que você tem feito? Quem tem um consórcio, por exemplo, já vivenciou o caminho da realização de um sonho, pois definiu um objetivo final e uma forma para alcançá-lo. Sonhos são tudo o que o dinheiro pode lhe propiciar, é preciso poupar e se esforçar para atingir a meta que deseja.

Gastar menos e viver melhor

Imagine só se antes da pandemia você tivesse poupado alguns gastos supérfluos? Esse é um momento de repensar. Reduzir gastos vai te ajudar a viver melhor, sem dívidas, com ambições futuras e uma margem de segurança para emergências.

Agora que você sabe de tudo isto, venha conhecer o Consórcio Canopus, um investimento seguro para todos os momentos da sua vida.

<a href=’https://www.freepik.com/free-photos-vectors/business’>Business photo created by pressfoto – www.freepik.com</a>

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.