Consórcio é investimento? Confira a resposta!

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Sempre quando a pessoa busca aplicar o seu dinheiro em algo surge uma dúvida até certo ponto comum: consórcio é investimento? Vamos mostrar nesse texto que é  um investimento e a melhor forma de realizar o seus sonhos.

Isso porque no momento em que a pessoa sonha com a casa própria ou em um carro mais novo, é preciso planejar para não cair nos juros do financiamento. Nesse sentido, o consórcio ajuda você a poupar o valor necessário e ainda pode se tornar uma aplicação.

Acompanhe o post que vamos mostrar os motivos de o consórcio ser uma das melhores opções, tanto para investir como para buscar suas metas!

Por que consórcio é investimento?

O consórcio está cada vez mais popular entre os brasileiros e tem sido um aliado para a realização de sonhos pessoais e profissionais. Mas será que o consórcio é um investimento? E a resposta é sim!

Quando falamos em investimento logo pensamos em CDB, CDI, Fundos de Investimento, ações e por aí vai. Entretanto, muitas dessas opções são de alto risco e um deslize fará você perder tudo. Enquanto isso, outras até rendem bem, porém o dinheiro fica atrelado ao investimento por muitos anos.

Por outro lado, o consórcio garante um investimento seguro, por não sofrer com a variação econômica ou política. Além disso, ele não tem juros como o financiamento e o valor da cota tem atualização de acordo com a variação do bem. Nesse caso, o preço do objeto consorciado é sempre atrelado a um indicador econômico.

É bom investir em um consórcio?

O consórcio é uma chance de investir em um bem de forma parcelada. Ao contrário do que acontece com o financiamento. Por isso, ele se torna um bom investimento. Quer ver um exemplo?

Se você for comprar um carro, de R$ 100 mil, você financiaria ou entraria em um consórcio? Caso escolha a primeira opção, ao fazer as contas dos juros irá perceber que, no fim, pagou praticamente dois carros. Já no consórcio o valor final é quase muito perto do preço real do automóvel.

Em suma, por mais que você tenha o dinheiro para comprar à vista, o consórcio ainda se torna uma ótima opção, porque no fim você não precisa se descapitalizar totalmente.  Confira a seguir outros cinco pontos que o consórcio é investimento:

Valores atualizados

O valor do prêmio é sempre atualizado, geralmente a cada ano, para que o cotista não diminua poder de compra com o passar do tempo. Então, a carta de crédito ao final da quitação considera a inflação e outras variações monetárias.

É possível dar lances

Como dissemos, você não precisa se descapitalizar para comprar o seu bem. Mas se quiser ter o bem de forma mais rápida, é possível no consórcio dar lances — antecipar uma quantia de parcelas — e conseguir resgatar o prêmio antes.

Não tem entrada!

Diferentemente do financiamento, modelo que exige uma porcentagem de entrada, o consórcio não tem essa questão. O lance é para quem busca antecipar o prêmio, mas caso não for necessário, o consorciado paga as parcelas estipuladas no contrato.

Consórcio é investimento porque não tem juros!

No consórcio não existe a cobrança de juros, como é o caso do financiamento. O que existe é uma taxa de administração embutida no valor das parcelas, mas de simples conhecimento. Como o nome diz, a taxa é para a administração e manutenção do grupo de cotistas.

Vender a cota

Outra prova que o consórcio é investimento! Caso você precise, ou queira, pode vender a sua cota de consórcio, estando contemplada ou não. Com isso, o vendedor até poderá conseguir um valor maior do que pagou até então, dependendo da negociação.

Consórcio é com a Canopus!

Você viu que o consórcio é investimento, principalmente na hora de realizar seu sonho! E sabe quem pode te ajudar? O Consórcio Canopus!

A marca tem mais de 20 anos de história e o maior número de contemplações do mercado. Se você busca um consórcio para realizar suas conquistas, entre em contato com a nossa equipe!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.