Cota do consórcio: dá para vender ou cancelar?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

A cota de consórcio não deixa de ser um bem para a realização de um sonho. Mas será que é possível vender ou cancelar? Veja neste post!Investir em uma cota de consórcio é pensar em uma compra a longo prazo, com planejamento e organização. Porém, neste período muita coisa pode acontecer, inclusive imprevistos. Aí surge a dúvida se é possível vender ou cancelar o consórcio.

Essa modalidade de investimento é algo mais vantajoso do que o financiamento bancário, por exemplo, ainda mais com a alta dos juros. Tanto é que no primeiro trimestre de 2022 o crescimento foi de 12%, de acordo com a ABC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio).

Mas imprevistos acontecem e às vezes é preciso vender ou cancelar a cota. Então, confira nesse post como é possível fazer isso!

Dá para vender a cota de consórcio?

Em relação à venda de uma cota de consórcio, o mais importante a se atentar são as regras previstas em contrato. Porém, é possível fazer a venda sim, ainda mais se você encontrar alguém interessado em comprar a sua participação.

Em primeiro lugar, procure a administradora do consórcio para comunicar o interesse de vender a cota. Como a empresa é a responsável pelo grupo, terá autoridade para concordar com a transferência ou não da cota. Isso porque existem algumas regras, como por exemplo, uma mesma pessoa não pode ter mais do que 10% das cotas do mesmo grupo.

O fato de acionar a própria administradora pode ajudar, já que pessoas costumam procurá-la em busca de cotas em grupos em andamento. Agora, é importante avaliar alguns itens antes de vendê-la, como o valor total pago nas parcelas e o saldo devedor. Além disso,  confira a quantidade de parcelas a pagar, tanto as vencidas ou que ainda vão vencer.

Vale ressaltar que a administradora em si só cuida da transferência da titularidade. Portanto, a transação e os temos da compra em si são de responsabilidade das partes. A empresa também poderá fazer algumas análises para aprovar a transferência, principalmente do comprador.

Dá para cancelar a minha cota de consórcio?

Agora, além de vender uma cota de consórcio, também é possível cancelar sua participação no grupo. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a pessoa entra no grupo, mas não tem condições financeiras mais de bancar as mensalidades.

Esta situação é quando o cotista solicita o cancelamento formal por meio de uma notificação junto à administradora. Dessa maneira, isso é diferente da exclusão do consórcio, por exemplo, quando o cotista deixa de pagar as parcelas e tem a rescisão do contrato.

A falta de condições de bancar as parcelas pode acontecer por vários motivos, desde a perda do emprego, a falta de um planejamento financeiro, um problema de saúde. Por isso, é sempre importante avisar a administração quando quiser se desfazer a cota, seja vendendo ou cancelando.

Não deixe simplesmente de pagar as parcelas, já que o atraso gera diversas penalidades, desde o pagamento de multa até a exclusão do consorciado. Sem contar que isso prejudica muito o grupo em que está participando.

Por fim, vale ressaltar que o cancelamento só vale se o cotista não foi contemplado ou se não utilizou a carta de crédito. Além disso, o cancelamento apenas retira a obrigação de pagar as parcelas futuras.

Consórcio Canopus é referência em consórcio!

Você viu nesse post como a cota de consórcio pode ser vendida ou então cancelada pelo participante. Esse tipo de investimento é planejar a sua compra, mas sabemos que imprevistos acontecem!

O Consórcio Canopus está aqui para ajudar a realizar suas metas, com mais de 20 anos de experiência no mercado. Temos o maior número de contemplações no mercado e, se quiser saber mais sobre isso, entre em contato com a nossa equipe!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.