É possível entrar em um grupo de consórcio em andamento?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

grupo em andamento

O consórcio é formado por participantes que almejam um bem comum. Para muitos consumidores é vantajoso entrar em um consórcio porque não há pagamento de juros, nem muita burocracia para fazer a adesão.

Como existe um prazo de duração, muitos acreditam que o ideal é ingressar desde o início do consórcio. Porém, essa não é uma regra. Ou seja, o consorciado pode entrar em um grupo em andamento.

Veja como fazer isso!

Os prós e os contras de entrar em um grupo em andamento

Quando tem início um grupo de consórcio, muitos participantes que dispõem de boas reservas financeiras aproveitam logo os primeiros meses para oferecer lances mais altos e retirar sua carta de crédito.

Assim, a pessoa que entra em um grupo em andamento leva certa vantagem, pois a fase de lances mais polpudos já passou. Ela poderá, então, competir com lances menores com boas chances de ser contemplada.

Outra vantagem é que o consórcio já está mais adiantado em relação ao prazo de duração. Dessa maneira, certamente o consorciado terá que esperar menos a fim de ser contemplado. Inclusive, algumas pessoas já poderão ter sido contempladas e deixado o consórcio, o que aumenta mais ainda as chances de ser sorteado ou de dar um lance mais alto para aproveitar o crédito.

Um contra que pode ser lembrado é que, como as parcelas são divididas por um prazo específico, a pessoa que entra em um grupo em andamento deverá pagar parcelas mais altas, pois todos devem pagar valores proporcionais para ter direito à carta de crédito.

Comprar cota de outro consorciado

Caso você deseje entrar em um consórcio que já iniciou, existem basicamente duas maneiras de participar.

A primeira é adquirindo uma cota de outro consorciado. É comum que algumas pessoas desistam do consórcio, especialmente por não se sentirem capazes de continuar assumindo as parcelas.

Elas podem colocar sua cota à disposição e é aí que você poderá entrar em um grupo em andamento, comprando a cota desse participante. Nesse caso, você terá que pagar o ágio (todo o valor que já foi pago pelo consorciado que está vendendo a cota).

É uma alternativa para quem já vem poupando há algum tempo, mas ainda não pode comprar um bem à vista e também não deseja assumir juros de financiamentos.

Compra cota da própria administradora

A outra forma de entrar no consórcio com o grupo em andamento é adquirindo cota da própria administradora. Nesse caso, você pagará parcelas mais altas. Veja um exemplo.

Caso você entre em um consórcio de 100 meses já no 50º mês pagará, em média, uma parcela equivalente ao dobro da parcela dos outros consorciados.

Claro que suas chances de ser sorteado ou ofertar o lance vencedor também aumentam, pois o prazo final está mais próximo e você estará concorrendo com menos participantes.

Comprar cota de administradora em um grupo em andamento é recomendado para quem tem mais dinheiro sobrando para assumir parcelas mais altas por um tempo menor.

É uma opção também para quem deseja ou precisa obter o bem mais rapidamente, mesmo que isso represente uma aplicação financeira mais polpuda — mas, ainda assim, isenta da taxa de juros.

 

Agora que já sabe como entrar em um consórcio com o grupo em andamento, o que pensa sobre o assunto? Acha que compensa? Você prefere comprar cota de outro consorciado ou da própria administradora? Deixe sua opinião nos espaços abaixo!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.