O que avaliar na hora de comprar um carro usado?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Quando o país enfrenta crises econômicas, o poder aquisitivo da população tende a cair. Além disso, a própria pessoa pode não dispor de renda suficiente para maiores gastos. Por essa razão, comprar bens que possuem, por sua natureza, um valor mais alto pode ser inviável — a não ser que compre seminovos ou usados.

É o que acontece, por exemplo, com os carros. Entenda o que você deve avaliar na hora de comprar um carro usado!

Entenda suas próprias necessidades

Antes de escolher o modelo, avalie suas próprias necessidades. Para que você precisa do carro? Transportar a família, para uso pessoal, exclusivamente para trabalho, para viagens?

O carro precisa ter espaço extra para transportar alguma coisa? O ar-condicionado, a direção hidráulica e itens de conforto são prerrogativas? No caso de um carro usado, a verdade é que você pode conseguir todos esses itens por um custo-benefício muito bom.

Elabore uma lista com os modelos que se encaixam em suas expectativas.

Escolha onde e com quem comprar o carro usado

Primeiramente, escolha o local. Muitas concessionárias vendem carro usado e podem ser uma boa opção. Locadoras de veículos também vendem e são outra boa opção, pois geralmente obtêm os veículos de um mesmo dono.

Caso deseje comprar diretamente de uma pessoa física, é importante que essa pessoa seja sua conhecida, ou mesmo um parente. Tome cuidado para não comprar um carro cheio de multas e outras irregularidades. Por isso, é importante conferir toda a documentação antes de efetuar sua compra.

Seja como for, procure realizar sua compra com total segurança e consulte pendências, acessando o site do Detran, da prefeitura do município e da Secretaria da Fazenda.

Avalie o carro fisicamente

Tratando-se de um carro usado, verificar o estado em que ele se encontra é fundamental — afinal de contas, você está adquirindo um carro usado visando reduzir custos e de que vai adiantar isso se comprar um veículo que precise de constantes manutenções?

Seguem algumas dicas valiosas:

  • Ligue o carro usado em marcha lenta e observe a intensidade dos ruídos na cabine, da vibração do volante e da vibração da alavanca de câmbio (câmbio manual);
  • Faça um test-drive e verifique se existe alguma folga no pedal de freio e o comportamento do carro ao atravessar um buraco;
  • Observe o alinhamento das portas, porta-malas e capô para confirmar se o veículo já passou por algum conserto;
  • Verifique também se há existe alguma falha na pintura (até na pintura dos parafusos das portas e tampas já que os parafusos originais são geralmente pintados na mesma cor da carroceria);
  • Confira todos os componentes de segurança, como existência e validade do extintor, da chave de roda, do triângulo, do estepe;
  • Observe o nível de óleo (e o período em que deve ser trocado);
  • Caso ache necessário, leve um mecânico confiável para fazer essas averiguações;
  • Finalmente, peça o histórico de manutenção do automóvel.

Faça uma vistoria no carro usado

Outra coisa que você pode fazer é realizar uma vistoria (desde que o vendedor concorde). A vistoria é gratuita e seu laudo pode ser utilizado pelo período de 30 dias após ser emitido no processo de transferência do veículo.

A vistoria é importante porque confirma que o motor e o chassi do carro são autênticos e legalizados, bem como todos os itens obrigatórios: extintor, espelhos retrovisores, pneus e assim por diante.

Mas, mesmo realizando uma vistoria, os especialistas aconselham a não deixar de fazer a sua própria conferência.

Dicas adicionais

Para finalizar, considere essas outras dicas:

  • Não dê dinheiro antecipado;
  • Não faça negócios à noite ou em dias chuvosos, pois não são os melhores para uma boa inspeção;
  • Peça descontos e garantias;
  • Tenha cuidado com os trâmites burocráticos.

E você, está pensando em comprar um carro usado? Já considera os pontos acima? Deixe um comentário e enriqueça o post com sua opinião.

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.