Vai trocar de carro? Entenda qual é o momento ideal

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

 

O Brasil é conhecido como um país campeão, no que concerne a trocar de carro. Esse fato advém de fatos históricos: antes da década de 90, não existia no país a acessibilidade de compra que temos hoje em dia, principalmente em termos de oferta. O resultado era um mercado com carros contendo imensos defeitos e, para quilometragens mais altas, eram necessárias visitas constantes às garagens. O cenário atual é completamente diferente e o consumidor tem à sua disposição produtos com uma qualidade e durabilidade muito maior. Por todos esses motivos, trocar de carro pode e deve ser um passo a tomar com consciência. A ideia de que é necessário mudar com determinada regularidade está ultrapassado e existem momentos mais favoráveis do que outros para tomar essa resolução. Confira!

Trocar de carro todo o ano é para todos?

A resposta a essa pergunta é óbvia: não, trocar de carro anualmente não se adapta à realidade de todos os consumidores, apesar das vantagens evidentes dessa estratégia. É claro que a probabilidade de um carro novo ficar na estrada é menor. Já sem falar na questão da garantia, revisões gratuitas e custos baixos de manutenção.

Contudo, o investimento financeiro desse tipo de plano é enorme e a verdade é que acaba sendo uma aplicação de dinheiro quase constante no tempo. Mas cada caso é um caso e existem condicionantes que não podem ser medidas como o gosto pelo novo e a sensação permanente de poder aquisitivo. Se esse é o seu desejo e se você possui um enquadramento financeiro favorável, tudo bem! Saiba apenas que alguns preconceitos em relação ao tema como a questão da desvalorização já não têm mais lugar. A perda de valor com o passar do tempo é cada vez menor e o estado do veículo acaba por ser um fator mais decisivo.

Vender na garantia pode ser uma estratégia vantajosa

Nesse ponto existem duas formas de olhar a questão. Trocar de carro na garantia permite vender de forma rápida e a um preço convidativo. Porém, manter o veículo durante esse período de proteção, tende a estar relacionado com manutenções mais baixas e também mais vantajosas. Tudo vai depender do intervalo de garantia oferecido pela montadora ou revendedor e que pode ir de um até seis anos, sendo que a média se mantém nos 18 a 24 meses.

O momento ideal para trocar de carro estará sempre relacionado com custo-benefício de cada situação

Pois é, trocar de carro é um assunto que terá que ser analisado de situação a situação. Existem linhas orientadoras, mas a sua vontade e a necessidade sempre serão os fatores mais fortes. No entanto, manter-se atualizado em relação à desvalorização do seu automóvel é fundamental. Consulte a tabela Fipe com regularidade, pois essa é uma forma de informação justa no momento da venda. É importante que a resposta de cada modelo no mercado é diferente e isso também influencia o momento ideal de troca. Se mantenha também por dentro dessas informações.

Trocar de carro é o seu desejo? Coloque os prós e contras no papel, abra a sua planilha de planejamento financeiro e estude uma forma de encaixar os seus sonhos no seu orçamento.

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.