Aplicação financeira do grupo de consórcio: como funciona?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Dinheiro parado é prejuízo na certa, primeiro porque ele é desvalorizado pela inflação e, além disso, não gera rendimentos. Isso não acontece no consórcio porque o participante, ao ser contemplado, tem o seu bem rendendo todo mês. Aliás, você sabe como funciona a aplicação financeira do grupo de consórcio?

Esta é uma das informações que o investidor precisa se inteirar na hora de comprar uma cota de consórcio. O valor do bem se atualiza conforme o critério do contrato, geralmente um índice de mercado, quando o cotista é contemplado.

Acompanhe com a gente neste post como é feita a aplicação financeira do grupo de consórcio e tire suas dúvidas!

Como é a aplicação financeira do grupo de consórcio?

Os cotistas definem qual será a aplicação financeira para onde vai o dinheiro após a contemplação na criação do grupo do consórcio. Portanto, isso costuma acontecer já na primeira Assembleia Geral Ordinária.

O valor do consórcio sofre reajuste anualmente por algum índice pré-estipulado no contrato, enquanto o cotista não é contemplado. Em caso de imóveis, o indicador mais utilizado é o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). No caso de serviços, é o IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado).

Com isso, o cotista não perde valor de compra quando for contemplado, tendo o bem sempre no preço de mercado. O valor da cota sofre a alteração, assim como a parcela também é reajustada. Mas e quando ele é contemplado?

É aí que entra a aplicação financeira, que neste caso pode ser títulos públicos federais ou então fundos de investimento. Acima de tudo, o mais importante é que a aplicação seja permitida pelo Banco Central e conste na Circular 3432.

Como saber qual é a aplicação do meu grupo?

Agora que você entendeu como é a aplicação financeira do grupo de consórcio, é importante descobrir qual é o da sua cota. Para isso, é preciso solicitar à administradora uma cópia da ata da primeira assembleia feita pelo grupo, onde irá constar a informação.

Além disso, se você foi contemplado e ainda não usou o seu crédito, é possível consultar a administradora para saber sobre o rendimento dele. Isso é muito importante para você se programar e ver certinho quanto tem aplicado e a quantia total disponível.

Portanto, durante todo o tempo que a sua carta de crédito estiver guardada, esperando você resgatar, o valor estará rendendo. Isso faz com que o investidor não perca poder de compra e veja o seu bem ser depreciado. Por fim, isso mostra como o consórcio dá várias possibilidades de investimento, já que não é necessário apenas usar a carta de crédito. O participante também pode deixar o valor rendendo como uma forma de aplicar seu recurso financeiro.

Canopus é especialista em consórcio!

Você viu neste post como funciona a aplicação financeira do grupo de consórcio e que a a carta de crédito também tem seus rendimentos. Agora, a Canopus pode te ajudar a definir qual a melhor opção para você investir. Somos uma administradora com mais de 20 anos de mercado! Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.