Assembleia de consórcio: como são realizadas?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

A assembleia de consórcio é um momento importante para todo o grupo de consorciado. Confira como ela é realizada e para que serve!Todo mundo que tem uma cota de consórcio busca um único objetivo: ser contemplado para adquirir o bem desejado. Porém, isso não acontece sem um processo muito importante no grupo, que é a assembleia de consórcio.

Essas reuniões são fundamentais dentro da rotina de todos os grupos de consórcios. Então, é interessante entender como é e o que acontece nelas antes de comprar um consórcio.  Cada administradora tem suas particularidades, mas no geral elas têm o mesmo objetivo.

Quer saber o que é uma assembleia de consórcio, quando ela acontece e como funciona? Siga conosco neste post que você vai entender sobre o assunto!

O que é assembleia de consórcio?

A assembleia de consórcio é uma reunião dos integrantes daquele grupo de consórcio, que se juntou para a compra de um bem em comum.  Ele pode ser um automóvel, um imóvel, uma viagem e até mesmo a prestação de um serviço. Mas nessa reunião vai todo mundo?

Não é bem assim! Um grupo de consórcio pode ter dezenas e até centenas de participantes, por isso, não é viável reunir todos mensalmente. Muitas das assembleias atualmente são transmitidas pela internet ou por algum outro veículo de comunicação, como um canal corporativo.

A importância do encontro é mostrar aos participantes como anda o grupo e, ainda mais, para a realização dos sorteios que definem os contemplados do mês. Algumas administradoras de consórcio usam a Loteria Federal para escolher o contemplado, mas muitas preferem fazer o próprio sorteio. 

Além disso, nas assembleias também são apresentados os lances feitos para a contemplação. As ofertas de lance são feitas antes da realização das reuniões e, dependendo do tipo de lance, é definido o contemplado.

Se o lance for fixo, por exemplo, o sorteio determina a pedra chave para o contemplado. O cotista com o número mais próximo do sorteado será o ganhador. Porém, se for pelo lance mais alto, aí o contemplado é quem apresentou o maior valor.

Quando acontece a assembleia de consórcio?

Bom, existem dois tipos de assembleias de consórcio: a ordinária e a extraordinária. A primeira ocorre mensalmente com organização da administradora, enquanto a segunda não tem a periodicidade definida. As extraordinárias servem para deliberar algum assunto urgente ou não tratado durante as assembleias ordinárias.

Agora, de acordo com a Lei 11.795/2008, as reuniões ordinárias são feitas com período previsto no contrato de participação em grupo de consórcio. Ela serve para apreciação de contas, além da realização de contemplações.

Geralmente, os encontros se tornam mensais a partir da primeira reunião feita, onde se define o grupo, a distribuição das cotas e a os representantes fiscais. Aliás, é obrigação em todas as assembleias de sorteio ter um auditor para acompanhar o processo.

Canopus faz as assembleias virtuais!

Então, conseguimos te mostrar como funciona a assembleia de consórcio? Esperamos que sim, mas se tiver ainda alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que vamos ajudar a esclarecer.

No Consórcio Canopus, as assembleias são de forma online, pelo nosso canal no Youtube. Aliás, para se inscrever é só clicar aqui! Agora, se você busca um consórcio para realizar seus sonhos, entre em contato com a nossa equipe de vendas!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.