Como é feita a contemplação do consorciado?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Um dos momentos mais esperados da pessoa que investe em um consórcio é quando ela poderá comprar o bem. Mas antes disso vem uma etapa muito importante. Agora, você sabe como é feita a contemplação do consorciado?

Essa dúvida é muito frequente quando falamos em consórcio, ainda mais para uma pessoa que ainda não conhece o sistema. Quando a contemplação sai, o cotista tem a sensação de que todo o planejamento deu resultado e agora é curtir o sonho realizado!

Por isso, acompanhe esse post que vamos explicar o que significa ser contemplado e como funciona todo esse processo!

O que é ser contemplado no consórcio?

Para saber como é a contemplação do consorciado é preciso entender como funciona o consórcio.  Esse sistema é quando um grupo de pessoas se reúne com o objetivo comum de comprar algum bem. Todos pagam uma cota do prêmio mensalmente, assim como uma pessoa recebe o valor do bem todo mês.

Existem, basicamente, duas chances de ser contemplado: sorteio ou lance. Porém, em qualquer uma dessas modalidades é vital que o cotista esteja com os pagamentos em dia, caso contrário perderá a chance.  Confira a seguir então um pouco mais sobre os dois modelos de contemplação.

Como posso ser contemplado?

A maioria das administradoras de consórcio utilizam as formas de sorteio ou lance para definir o consorciado contemplado. Assim, são maneiras de dar chances iguais para todos.

Sorteio

A administradora realiza todo mês as assembleias, quando é feito o sorteio. Cada cota tem o seu número, que poderá ser sorteado de duas maneias. Algumas empresas fazem um sorteio próprio, enquanto outras seguem o resultado da Loteria Federal na data da assembleia.

Aliás, quando o sorteio é próprio, o numero sai de bolinhas dentro de globos giratórios. Se o número de participante ultrapassar a centena, 3 globos irão rodar e tirar um número entre 0 e 9 de cada um deles.

Na ocasião, caso o primeiro sorteado não esteja em dia com o pagamento, o prêmio passa para a cota seguinte.

Lance

Nessa modalidade, o consorciado deve antecipar o pagamento de uma certa quantidade de mensalidades para levar o prêmio. As administradoras definem os lances como fixo, livre, embutido. O Consórcio Canopus, por exemplo, tem o Multilances.

No lance fixo, geralmente, o cotista adianta 40% o valor do bem. Nesse caso, os consorciados que fizeram o lance também participam de um sorteio, mas a concorrência é bem menor, já que nem todos deram o lance.

Para acompanhar as contemplações, o ideal é ficar de olho nas assembleias, muitas delas hoje são online.  Além disso, o participante pode consultar a administradora do consórcio depois da realização da assembleia.

O que fazer depois de ser contemplado?

Depois de a felicidade por ser contemplado passar, é hora de pensar nos próximos passos! Assim, o cotista receberá a carta de crédito referente ao bem contratado. Para isso, é importante reunir alguns documentos, como:

  • Apresentação de garantias;
  • Documentação pessoal;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência.

Algumas administradoras, como garantia, alienam o bem até o pagamento de uma porcentagem do valor total da carta de crédito. Isso acontece quando o cotista é contemplado logo nos primeiros sorteios, garantindo assim a saúde financeira do grupo.

Agora, outras administradoras pedem garantias, mas se a pessoa não puder oferecer uma segurança, o valor da carta de crédito irá para uma conta de rendimentos. O resgate será somente após o grupo se encerrar.

Canopus tem a maior contemplação do mercado!

Agora que você já sabe como é feita a contemplação do consorciado, é importante investir em um consórcio saudável, seguro. Dessa maneira, o Consórcio Canopus tem a maior contemplação do mercado, além disso, a pessoa pode dividir o lance em quatro vezes. Entre em contato com a nossa equipe de vendas e seja um consorciado Canopus!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.