Consórcio de viagem ou parcelamento em agência de turismo: escolha o seu

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

consórcio para viagem

Para viajar, aproveitar momentos inesquecíveis e curtir com a família é preciso ter muito planejamento. Tudo deve caber no orçamento familiar, de modo a evitar dívidas e garantir apenas boas lembranças.

Dependendo do destino, um passeio completo custa de algumas centenas até milhares de reais, já que é preciso incluir hospedagem, transporte e outros custos. Quem não quiser pagar tudo de uma vez pode optar pelo consórcio para viagem ou pelo parcelamento na própria agência de turismo.

Apesar de as duas opções tornarem o processo mais acessível, as diferenças são grandes. Para não errar na decisão, veja se é melhor optar pelo consórcio de viagem ou pela compra de pacote na agência.

Como funciona o consórcio de viagem?

Um consórcio utilizado por quem deseja viajar é um voltado para serviços. Nesse caso, a carta de crédito não servirá para adquirir um bem, mas, sim para quitar valores referentes ao transporte e à hospedagem.

O funcionamento dessa possibilidade é semelhante a um de imóveis ou de carro e tudo começa com a formação de um grupo interessado no mesmo valor. A partir daí, é definido o tempo de duração e as parcelas são calculadas.

Os valores são pagos mensalmente e a cada mês, realiza-se sorteios para contemplados. Quem quiser acelerar o processo tem a chance de recorrer aos lances, depois de ser sorteado, a carta de crédito é usada normalmente, e as mensalidades devem ser pagas até o final.

E o parcelamento em agência?

Já ao optar por uma agência de turismo, o funcionamento é direto entre cliente e o estabelecimento, sem intermediários. No primeiro contato, o viajante conta quais são os seus interesses e desejos e o agente de viagens faz sugestões de qual pacote adquirir.

Depois de haver a escolha, há o cálculo do valor a pagar, que é dividido em até 10 vezes. O pagamento é feito inteiramente antes ou parcialmente após o passeio, que tem data marca específica.

Em geral, a quitação é realizada pelo cartão de crédito e isso pode incluir o pagamento de taxas e valores extras.

Qual é a melhor escolha?

Entre o consórcio de viagem e o parcelamento na agência, é fundamental reconhecer quais são as suas necessidades para decidir. Quem quiser viajar rapidamente, por exemplo, deve optar pelo parcelamento, pois há previsibilidade de datas e não é preciso aguardar a contemplação.

Já quem puder esperar um período, como quem deseja viajar em um evento específico ou para a lua de mel, deve recorrer ao consórcio. Quando o tempo não é um problema, essa opção é bem interessante por ser versátil.

Além disso, o consórcio para viagem é mais barato porque não conta com a taxa que a agência de turismo cobra para poder lucrar, se for preciso cancelar ou se você trocar de ideia, também não há cobrança de multas, já que o destino só é definido após o recebimento da carta de crédito.

Por outro lado, essa alternativa exige que o viajante pesquise por conta própria, alternativas de hospedagem, voos e atrações. Nas agências, tudo isso já vem reservado e inclusive possui visitas inclusas no pacote. Para quem busca versatilidade e total autonomia para fazer as melhores escolhas, o consórcio para viagem é o melhor.

Na hora de pagar o passeio dos seus sonhos, dá para decidir entre parcelamento na agência de turismo ou consórcio de viagem. É preciso observar suas necessidades, mas em geral, a segunda opção é muito mais vantajosa!

Restou alguma dúvida sobre qual é o melhor caminho a seguir? Deixe nos comentários e participe!

 

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.