Grupos de consórcio: como funcionam para consórcio de serviços

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Grupos de consórcio

Fazer uma festa ou evento, viajar, pagar um curso de especialização e até mesmo fazer uma reforma são possibilidades de serviços cobertos pelo consórcio específico.

Essa modalidade é perfeita para quem não quer adquirir um bem, como uma casa ou um carro, mas quer ter facilidade de juntar e garantia de realizar o desejo.

De maneira similar ao “tradicional”, ele também conta com grupos de consórcio, cuja mecânica garante que todos os participantes adquiram o que desejam. A seguir, veja como funciona e saiba mais sobre o tema:

A escolha do valor da carta de crédito é o primeiro passo

Tudo começa com a seleção do valor da carta de crédito que você deseja. Caso pretenda fazer uma viagem, cirurgia ou festa, o número definido deverá ser necessário para contratar o serviço em questão.

Esse tempo varia de 1 a 4 anos, mas tenha em mente que ao escolher o tempo mais longo, há chance de só poder usar o dinheiro no final desse período. Quem pretende pagar uma festa de 15 anos em um consórcio de 48 meses deve começar a pagar com muita antecedência, por exemplo.

A partir dessa definição, é possível calcular as parcelas. Não há juros, possui uma taxa de administração que varia de acordo com o prazo

Quanto mais longo for o tempo do consórcio, menor é a parcela e maior é a possível demora em ser contemplado.

Esse tempo varia de 1 a 4 anos, mas tenha em mente que, ao escolher o tempo mais longo, há a chance de só poder usar o dinheiro no final desse período. Quem pretende pagar uma festa de 15 anos em um consórcio de 48 meses deve começar a pagar com muita antecedência.

A formação de um dos grupos de consórcio vem a seguir

Em seguida, é iniciada a formação de grupos de consórcio. Pessoas reunidas com o mesmo interesse — contratar uma prestação de serviço — formam um grupo. Todos devem fazer o pagamento mensal de suas parcelas, de modo a financiar um bem a ser sorteado.

Em geral, os sorteios acontecem mensalmente e, quando uma pessoa é escolhida, ela pode usar a carta de crédito para contratar o serviço desejado.

Os pagamentos devem continuar após o recebimento da carta de crédito

Porém, mesmo quem recebeu a carta de crédito deve continuar fazendo o pagamento até o final do período do consórcio. Isso garante que todo todos possam receber os bens, conforme acordado.

A falta de pagamento após o recebimento da carta de crédito pode resultar em bloqueio, caso ela não tenha sido utilizado, ou em acionamento das garantias estabelecidas em contrato.

Os lances podem ajudar a contemplação antecipada

O sorteio, entretanto, não é a única forma de ser contemplado. Em grupos de consórcio, é comum que haja a realização de lances em momentos específicos.

Nesses casos, é possível fazer a oferta de um determinado valor. Quem tiver o maior lance, é contemplado de maneira imediata e paralela ao sorteio tradicional.

Com isso, quem tiver algum dinheiro guardado pode conseguir a carta de crédito sem precisar esperar todo o tempo do contrato.

A nota fiscal apresentada à administradora garante o pagamento

Depois da contemplação, o participante não recebe o dinheiro em mãos. Em vez disso, ele deve buscar o serviço em questão, fechar a compra e apresentar a nota fiscal para os responsáveis.

A realização do pagamento é feito diretamente pela administradora, de modo a evitar que o dinheiro seja utilizado para finalidades que não a contratação de algum tipo de serviço.

Os grupos de consórcio de serviços funcionam de maneira semelhante ao tradicional. Ao conhecer suas regras e sua mecânica, fica fácil escolher essa opção de maneira informada e estratégica.

Ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Não deixe de comentar e de participar.

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.