Planeje-se para ficar em dia com seu consórcio

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Ao contratar o consórcio você tem em mente que está adquirindo um bem importante para a sua vida e da sua família. Por isso, manter as parcelas em dia é fundamental para ter acesso a sua carta de crédito.

A inadimplência é um problema que, se não for bem contornado, pode gerar uma bola de neve que acaba afetando as suas economias e trazer prejuízo para o grupo consorciado.

A orientação é manter o foco e a determinação no seu objetivo e, caso aconteça algum imprevisto, as administradoras possuem opções de negociação para auxiliar os consorciados em momentos difíceis.

Quem está em dia com a parcela do seu Consórcio Canopus tem muitos benefícios:

quem está com a parcela em dia está apto a participar da assembleia de contemplação e concorrer ao sorteio. Isto é excelente! Você está bem mais próximo do seu objetivo.

A parcela em dia evita o pagamento de multas e juros nas parcelas, que, infelizmente, na economia brasileira, são altos e acabam descontrolando qualquer orçamento.

com a parcela em dia, você não corre o risco de cancelamento da sua cota. Quando as parcelas estão em atraso, é preciso resguardar o poder de compra dos demais consorciados do grupo.

com sua parcela em dia, o consorciado pode ofertar lances na assembleia.

para o consorciado contemplado que já adquiriu o bem, a adimplência é fundamental para evitar o pagamento de encargos de mora e eventuais despesas referente à cobrança dos valores em atraso, bem como a retomada do bem ofertado como garantia.

Estar adimplente é fundamental para o bom funcionamento do consórcio e, geralmente, as administradoras possuem opções de negociação para auxiliar os consorciados em momentos difíceis

Confira nossas dicas para ficar adimplente com o consórcio.

1 – Planejamento

Ao se comprometer com um consórcio, é preciso ter planejamento financeiro que contemple o pagamento de seus compromissos e dívidas mensais, como mostramos em nosso post como um consórcio Canopus pode te ajudar na construção de patrimônio. Com ele, você se resguarda de colocar seu equilíbrio financeiro em risco.  Com um bom orçamento doméstico, você vai ter claro o valor que pode assumir de parcela mensal sem comprometer sua renda.

2 -Perfil e Prazo

Para se adequar aos perfis e necessidades dos consumidores, as empresas que administram consórcios disponibilizam planos e prazos diversificados. O cliente pode definir o valor da carta de crédito proporcional, assim como optar pelo prazo adequado para pagar as parcelas, fazendo com que elas caibam no orçamento. Dessa forma, fique atento ao planejamento de longo prazo para conseguir cumprir com o pagamento em dia.

3 – Ferramentas

A tecnologia pode ser uma boa aliada na hora de organizar as finanças. Atualmente, o mercado disponibiliza aplicativos e ferramentas para ajudar na organização e no controle financeiro. Com esse aliado, fica mais fácil manter as contas em dia e não atrasar as parcelas do consórcio.

Mas, e se…?

Mesmo que tenha seguido um bom planejamento e se organizado, é possível que o consorciado enfrente alguma situação ou período complicado financeiramente ao longo do prazo do consórcio. Se o cliente estiver com problemas, o importante é manter a calma e buscar uma solução com a administradora.

Para evitar atraso e situações desagradáveis, é possível negociar de diferentes formas. Algumas das mais simples, são:

  • diluir o valor do atraso nas parcelas seguintes;
  • prorrogar o atraso para o pagamento na contemplação;
  • diminuir o valor da carta de crédito, reduzindo o valor das parcelas.

Se, mesmo assim, você não conseguir honrar com os pagamentos e tenha a cota cancelada, é possível reativar o seu consórcio pagando as parcelas atrasadas com valores reajustados. Basta que o cliente procure a administradora para atualizar o valor, desde que o grupo no qual ele está inserido tenha disponibilidade de cotas.

Quer mais dicas sobre disciplina e organização financeira? Acompanhe nossos posts ou entre em contato com a Canopus.

 

 

 

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.