Posso resgatar o dinheiro do consórcio?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

resgatar o dinheiro do consórcio

Por mais que haja um contrato firmado, não é impossível desistir de pagar o consórcio. Isso pode ocorrer por diversos motivos, desde a falta de capacidade financeira até a perda de interesse sobre o bem ou serviço que seria contratado.

Quando isso acontece, é comum se preocupar em resgatar o dinheiro do consórcio. Afinal, você pagou algumas parcelas e esse montante não pode ser perdido. Antes de decidir, é importante saber quais são os efeitos.

Portanto, veja se o resgate financeiro é viável e tire as suas dúvidas sobre como ele se dá.

O que acontece ao desistir de continuar de pagar o consórcio?

Graças ao Código de Defesa do Consumidor, a relação de consórcio é considerada de consumo. Legalmente, o seu contrato é como um de internet ou de TV a cabo. Há regras, condições e valores, mas dá para desistir a qualquer momento.

Contudo, isso não significa que receberá todo o dinheiro de volta e imediatamente. O processo é bastante diferente justamente por se tratar de uma compra programada. Como os outros participantes dependem, também, da sua prestação, a exclusão do grupo causa impactos.

Após desistir de fazer o pagamento, a cota se torna inativa. Se todas as parcelas estiverem quitadas, você não está inadimplente, mas também não é um participante ativo. Com isso, não poderá ser contemplado, por exemplo. Caso mude de ideia, poderá reativar a cota.

É possível resgatar dinheiro do consórcio?

Diante da desistência, o resgate de dinheiro do consórcio é autorizado desde que sejam observadas algumas condições. O Código de Defesa do Consumidor não permite a perda integral das parcelas, então poderá reaver parte do montante.

Contudo, há um funcionamento próprio e há descontos nessa etapa. O mais comum que, ao resgatar o dinheiro, você receba o valor pago subtraindo a taxa de administração e de seguro. Dependendo do caso, terá que arcar com alguns prejuízos eventualmente causados ao grupo pela sua saída, além da multa por quebra contratual.

Se já tiver pago R$ 10 mil até agora, por exemplo, não poderá reaver todo esse valor. O total dependerá das condições de contrato impostas pela administradora e até das questões legais envolvidas.

Qual é o melhor caminho para essa operação?

Para resgatar o dinheiro do consórcio do jeito adequado nessa modalidade, o primeiro passo é entrar em contato com a administradora e manifestar o desejo de se tornar inativo no grupo. Assim, a empresa poderá explicar quais são os seus direitos e deveres.

Nesse momento, você saberá os valores pagos até agora e os descontos que serão feitos. Desse jeito, dá para se planejar melhor quanto ao resgate.

Ao decidir parar de pagar, em vez de resgatar o dinheiro do consórcio vale mais a pena pensar em outras alternativas. Se a prestação está muito cara, dá para negociar o valor da carta de crédito. Também é possível vender a cota para outra pessoa. Assim, você transfere as responsabilidades e diminui as perdas.

Resgatar dinheiro do consórcio ao desistir do contrato é viável. Porém, não se esqueça de observar as condições do documento para garantir que tudo seja feito corretamente para ambas as partes.

O que achou dessa possibilidade? Conte nos comentários e participe!

 

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.