Saiba como adquirir seu consórcio de carro novo ou usado

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Casal escolhe o veículo novo adquirido por meio do consórcio de carro

Casal escolhe o veículo novo adquirido por meio do consórcio de carro

Se você ainda está em dúvida como funciona o consórcio de carro, elaboramos este conteúdo especialmente com as perguntas mais frequentes sobre a modalidade.

  1. O que é o consórcio de carros?

São pessoas interessadas em adquirir um automóvel que participam de um grupo formado por administradora de consórcio autorizada pelo Banco Central do Brasil, como o Consórcio Canopus.

Ao atingir um número mínimo de participantes para sortear um carro todo mês, os consorciados começam a pagar as parcelas mensais. Esse montante é usado para formar o chamado fundo comum, a reserva que garantir seu poder de compra.

No mínimo, um participante será sorteado por mês e levará a carta de crédito para comprar o carro. Existem também os lances como forma de conquistar o veículo de forma antecipada, sem esperar pelos sorteios. Os consórcios de carros costumam durar até 8 anos, ou seja, você pode ser sorteado no começo ou nos últimos anos.

  1. As parcelas do consórcio de carro têm juros?

O consórcio de carros não cobra juros nas parcelas, entretanto, tem a taxa de administração para a viabilização dos sorteios e das contemplações.

Porém, pode acontecer de haverem reajustes nos casos em que o fabricante do carro que você escolheu faça alterações na tabela.

Por isso, o Consórcio Canopus recomenda que você entenda esse reajuste antes de comprar a cota, sabendo quais motivos farão o valor da parcela aumentar ou diminuir e o por quê.

  1. Posso entrar em um grupo de consórcio de carro já em andamento?

Sim. Você tem duas possibilidades de participar de um grupo de automóveis: entrar em um grupo em formação que começa ao a rodar com o mínimo de consorciados ou entrar em um grupo que está em andamento.

  1. Quais as formas de contemplação existem no consórcio de carro?

Existem duas maneiras de contemplação, obrigatoriamente: o sorteio e o lance. Cada administradora faz no mínimo um sorteio mensal entre todos os participantes  que estão com o pagamento em dia.

No lance, a regra muda. Os interessados disputam pelo número de parcelas que conseguem pagar naquele mês. Então, o consorciado que antecipar o pagamento de mais mensalidades levará o carro.

  1. Eu perco meu dinheiro se meu lance não for o mais alto?

Nunca! Pois, você dá o lance, mas não faz o pagamento das parcelas que ofertou antecipar. Este é o momento de avisar a administradora e, caso ganhe a disputa, pagar o que decidiu. Então, quando o seu lance não vence, basta ficar com o dinheiro e planejar a próxima tentativa.

  1. Como funciona a carta de crédito do consórcio de carro?

Ao ser contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito que lhe dá o direito de usar na compra de um veículo. A administradora que realiza o pagamento para quem estiver vendendo o veículo. Se você não quitou todas as parcelas do consórcio, o veículo ficará como garantia da administradora.

  1. O que acontece se eu atrasar o pagamento do consórcio de carros?

Há cobrança de juros e multa, que deverão ser pagos até o sorteio seguinte. Mas se você atrasar muitas parcelas poderá sofrer consequências mais graves, como ser excluído do grupo. No caso de um consorciado que já foi sorteado e deixou de pagar, a administradora pode entrar com um processo e fazer a apreensão do automóvel.

Faça uma simulação e conquiste já seu carro novo: www.consorciocanopus.com.br

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.