Saiba o que é a tendência de desbancarização

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Consórcio é opção para desbancarizaçãoVocê já ouviu falar sobre desbancarização? Crescente nos Estados Unidos e ainda inicial aqui no Brasil, esse fenômeno se explica como a migração de parte dos recursos, seja de investimentos, seja a contratação de empréstimos, de bancos para empresas que fornecem serviços financeiros, como as fintechs. Estas empresas usam a tecnologia para oferecer serviços financeiros.

Aqui no Brasil, a grande concentração de recursos está nas mãos de cinco bancos, que dominam 82% do mercado, de acordo com um estudo do Banco Central feito em 2018. No entanto, a tecnologia, com seus custos menores, está acelerando o processo de desbancarização.

Outro ponto que beneficia as fintechs é o aumento da educação financeira do brasileiro. Hoje já é possível a contratação de empréstimos e investimentos de maneira remota, mais simples, cômoda e intuitiva. O brasileiro hoje sabe melhor como usar o seu dinheiro e busca qualidade de serviço e tarifas mais competitivas.

E tem mais: a desbancarização também é motivada pela insatisfação dos brasileiros com os serviços prestados pelos grandes bancos: atendimento pouco personalizado, produtos financeiros padronizados e cobrança de altas taxas.

Mas antes de aderir ao movimento e desbancarizar-se é preciso cuidados. Verifique a reputação da empresa, o histórico no mercado e o risco de crédito, ou seja, a possibilidade de tomar um calote. Também procure saber se existe a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que assegura o pagamento de aplicações no limite de R$ 250 mil por CPF e instituição.

Brasileiros sem bancos

Recentemente, uma pesquisa realizada no Brasil pelo Instituto Locomotiva revelou que 45 milhões de pessoas são desbancarizadas. Ou seja, não movimentam a conta bancária há mais de seis meses ou que optaram por não ter conta em banco. Isso significa que de cada três brasileiros, um não possui conta bancária.

A pesquisa também mostra que esse grupo movimenta anualmente no país mais de R$ 800 bilhões. Grande parte desse grupo que não tem conta em banco são empreendedores, como ambulantes e trabalhadores autônomos. Sem acesso a crédito, precisam esperar até três anos para juntar dinheiro suficiente para comprar uma geladeira, um aparelho celular ou trocar de televisão, por exemplo.

A pesquisa foi realizada em maio de 2019, com 2.150 brasileiros de 16 anos ou mais em 71 cidades do país. Os desbancarizados representam 29% da população adulta do Brasil. Seis em cada dez desbancarizados são mulheres, 59% do total, contra 41% de homens.

Essas pessoas sem bancos não tiveram boas experiências como clientes e não acham que o dinheiro deles está bem guardado em bancos.  A pesquisa também revela que 29% preferem usar dinheiro em espécie e 49% não confiam nos bancos.

Os desbancarizados geralmente optam por realizar pagamentos à vista, por boletos, crédito parcelado ou pela internet. Também costumam consumir produtos financeiros, geralmente dissociados diretamente dos bancos e fazer compras por meio de consórcios.

Motivos para a desbancarização:

  • falta de dinheiro;
  • custo das tarifas de transações bancárias;
  • filas e mau atendimento em bancos tradicionais;
  • falta de interesse em manter um relacionamento com instituições financeiras;
  • aumento das opções de meios de pagamento online.
  • endividamento no sistema financeiro tradicional.

Consórcio

Com a desbancarização, as pessoas estão cada vez mais em busca de outras aplicações fora do mercado financeiro.

A modalidade consórcio é uma das opções mais procuradas hoje para economizar.  Procure o Consórcio Canopus e saiba como podemos te ajudar a realizar o seu sonho.

 

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.