Consórcio ou financiamento: veja a melhor opção para comprar a casa própria?

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

Ter a casa própria é o objetivo de todo o brasileiro! Pelo menos é o que diz uma pesquisa do Datafolha, apontando que 87% dos entrevistados têm esta vontade. Se isso é uma certeza, a dúvida pode ser como conseguir pagar. O que é melhor: consórcio ou financiamento?

Afinal, comprar uma casa à vista não é a realidade de milhões de brasileiros, então estas duas maneiras se tornam as mais procuradas. O consórcio de imóveis, por exemplo, teve crescimento de 45% no ano passado, de acordo com a Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio).

Agora, quer saber qual é a melhor opção para você e o seu bolso? Acompanhe neste post que vamos mostrar.

Consórcio ou financiamento: qual a diferença?

Antes de dizer qual é o melhor, é preciso entender qual a diferença entre o consórcio e financiamento. Uma coisa divide muito bem os dois modelos: enquanto um é plano futuro o outro é imediato.

O consórcio é uma maneira planejada de conquistar o bem. Você entra em um grupo de consorciados, administrado por alguma empresa, e inicia pagando das parcelas definidas. Assim, se você for sorteado ou contemplado por lance, terá a carta de crédito com o valor definido para comprar o imóvel.  O cotista só terá o bem em uma dessas duas situações.

Entretanto, o financiamento é a modalidade em que a pessoa recebe o valor determinado para comprar a casa. Ele é mais burocrático que o consórcio, já que precisa de vários requisitos e documentos, para a garantias. O banco também pede um valor de entrada, em média 20%. Além disso, é estipulado os juros pelo empréstimo deste dinheiro.

Qual o melhor: consórcio ou financiamento?

Quando se trata de dinheiro, o melhor, sem dúvida, é o planejamento! E ao falar essa palavra não tem como fugir do consórcio. Neste modelo, não há necessidade de entrada, taxa de adesão e muito menos juros. A única cobrança é a taxa de administração, que é um valor pré-fixado pela empresa que vai gerenciar o grupo.

Com o consórcio, você consegue ir pagamento as parcelas mensais e fazendo o montante do valor. Se no futuro, conseguir dar um lance, poderá antecipar o prêmio e comprar o imóvel que busca.  Caso contrário, o financiamento e suas altas taxas de juros vira a única opção do imóvel imediato.

Além disso, para entrar no consórcio não é necessário a comprovação de renda ou pagar taxas, assim a aquisição é facilitada. Por outro lado, no financiamento há várias exigências, comprovação de renda e outros documentos.

Outro ponto interessante é que, muitas pessoas que entraram no financiamento, adquirem um consórcio para quitar as prestações e acabar com os juros altos. Eles, na maioria das vezes, duplicam o valor total pago pelo imóvel.

Canopus tem consórcio imobiliário!

Assim como o desejo de ter a casa própria, decidir entre consórcio ou financiamento não pode ser uma dúvida para você. A melhor opção, planejada, sem sustos, é com o consórcio! A Canopus tem mais de 20 anos de mercado e é a administradora com mais contemplações no país.

Para entrar em um dos nossos grupos, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas em consórcio para tirar todas as suas dúvidas!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.