Novo imóvel: saiba avaliar se chegou a hora de investir em um consórcio

adm_z4_digital
25 de agosto de 2022

É comum que as pessoas queiram investir em um lugar que seja seu para residir. Não se trata somente de um desejo pequeno ou sonho, mas de uma aspiração importantíssima na vida.

No entanto, não se compram apenas imóveis para morar, é possível comprá-los para alugar, para doar a algum filho ou aos pais, para trabalhar e assim por diante. Mesmo considerando que você já tenha a sua casa ou um apartamento próprio, talvez seja o momento em que possa valer a pena investir em um novo imóvel. Já pensou na forma como vai fazer sua aquisição?

Será que não vale a pena entrar em um consórcio imobiliário? Confira as informações a seguir!

Seu imóvel está deteriorado?

Uma das razões para uma pessoa procurar comprar outra casa ou apartamento é que o imóvel dela esteja mal conservado ou deteriorado. O desejo de ter um novo imóvel certamente é bastante compreensível. Imóveis velhos apresentam instalações desgastadas, paredes com reboco caindo, telhado com forro e madeira ultrapassados, piso quebrado, etc.

A ideia de fazer um financiamento passa pela cabeça de muitas pessoas. Mas, participar de um consórcio pode ser mais vantajoso nessa situação.

Os juros e a crise econômica

Na verdade, a pessoa pode desejar comprar um imóvel novo simplesmente porque deseja aumentar o seu patrimônio. Além disso, imóveis envolvem diferentes bens, como um terreno, uma casa na praia, uma cobertura, um estabelecimento comercial, uma chácara para finais de semana e assim por diante.

O problema com os financiamentos são os juros. Eles acabam muito onerosos para a maior parte da população. Considerando a situação econômica atual, eles podem se tornar obstáculos reais para a aquisição de muitos bens, principalmente os de preço mais alto.

Ainda que existam opções de financiamento com juros menores, o consórcio geralmente sai bem mais barato — uma de suas principais vantagens é a ausência de juros.

 As vantagens do consórcio

Além da ausência de juros, os consórcios são mais vantajosos porque têm menos burocracia e são muito flexíveis com o uso da carta de crédito. Além disso, o sistema de consórcio estimula o planejamento financeiro, incluindo o hábito de poupar, que é a melhor saída para enfrentar qualquer crise, seja na economia nacional, seja no orçamento doméstico.

Caso você não tenha muito capital disponível, poderá consultar os planos oferecidos por uma administradora e escolher o que for mais viável. O importante é manter as parcelas sempre em dia para ter direito a participar dos sorteios e lances, que podem ser online, ou seja, basta acessar a internet de sua própria casa.

O consórcio também oferece a vantagem de permitir uma compra à vista, o que favorece os descontos. Ao se tratar de imóvel residencial, é permitido o uso do FGTS, desde que não tenha outro imóvel em seu nome.

A carta de crédito e o novo imóvel

Quando você for sorteado ou ofertar um lance mais polpudo, que seja o mais alto, você será contemplado com a carta de crédito e poderá comprar seu imóvel. Se não quiser comprar um novo imóvel, poderá reformar o seu imóvel com o dinheiro do consórcio, deixando-o como se fosse novo.

Essa flexibilidade do sistema favorece os consorciados, que escolhem o que é mais adequado no momento, considerando suas condições. Outra possibilidade seria usar o dinheiro para construir um novo imóvel, caso você já tenha um terreno.

Há diferentes possibilidades nos consórcios imobiliários, desde os diferentes planos ofertados até a aquisição do bem, depois da contemplação e no momento de usar a carta de crédito.

Você precisa de um novo imóvel? Que tal participar de um consórcio imobiliário e poupar seu dinheiro? Acesse o nosso site e veja mais informações!

Instagram Canopus
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.